Propósito do Blog

PROPÓSITO DO BLOG

Olá,
É com muito carinho que fiz este Blog. Desejo compartilhar com todos os visitantes diversos assuntos relacionados a vendas e conquistas. Pretendo trazer práticas diárias com total realidade dos fatos, para analisarmos e crescermos intelectualmente, para que nos dias posteriores venhamos melhorar e engrandecer nossos projetos profissionais e das instituições. Acredito que juntos vamos dar início a várias discussões e ideias relacionadas ao tema.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Ano novo, homem velho*

Dezembro acabou! Ano novo chegou junto a uma nova esperança, um novo objetivo. Teve a volta do Papai Noel nos shoppings, nas lojas, nas periferias e nas chaminés. Desejos afloraram, a economia aqueceu e o 13° ajudou. Sorrisos apareceram! Luzes piscaram nas avenidas e nas fachadas das residências, dos prédios, como se fossem um coração acelerado. Trouxeram alegria, e ao som do sino o bom velhinho lhe presenteou, e ao som de fogos o ano novo chegou.

Sem dúvida nenhuma foi um mês festivo, muitas comemorações, amigos da onça, amigos secretos, tapinhas nas costas e, óbvio, um feliz Natal e um próspero ano novo. Não sou contra a nada disso, sempre é bom um recomeço, um clima de harmonia. Mas o que me incomoda é a falta de atitude. 

É muita ilusão. Homens movidos a momentos eventuais, levados a modinha de fim de ano, quando no dia dois do ano seguinte volta o velho homem, isso mesmo, não falei dia primeiro, porque esse velho homem teve que dormir pós réveillon, mas quando acordou viu que o dinheiro acabou, que Papai Noel viajou, que as luzes apagaram e que suas ações não passaram do querer fazer. Ter desejos, querer fazer e objetivos sem atitudes não valem nada. Não basta querer, tem que fazer. Seu objetivo é o inicio da ação.

No mês de dezembro muitos traçam novos objetivos para o ano seguinte, mas não conseguem chegar neles. Muitos desistem, muitos percebem que ficou impossível. Quero lhe dizer que para começar ou
recomeçar é a qualquer hora, dia e mês. O que acontece é que muitos não sabem sonhar acordado, isto é: com o pé fincado no planejamento, nas habilidades, nas estratégias, nas atitudes, nos conhecimentos e nos planos de ações. Tudo tem que ser bem executado e com disciplina.

Meta é diferente de objetivo, então, para se chegar em um objetivo há antes meta para atingir. Todas as metas precisam ser: Mensuráveis, Específicas, Temporais, Alcançáveis e Significativas. Já o objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar, realizar. É o alvo, o fim, o propósito. Exemplo: certa pessoa tem por objetivo mudar de carreira e ter uma vida financeira melhor. Sua meta será realizar um curso de especialização, para se reposicionar no mercado de trabalho e aumentar a renda em 30% até 17/11/2020.

Não falo em sua idade, sim nas ações. Quer um ano novo sem ser um homem velho? Só depende de você. Não aguarde o próximo Papai Noel e seja uma grande luz que não se apaga. Então, resultados diferentes requerem ações diferentes. As mesmas ações trazem os mesmos resultados. Ho ho ho adeus homem velho!

* Texto publicado originalmente no 2° Caderno, página 10 do Jornal A União em 03/01/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário