Quando falamos em tendências do
e-commerce para 2020, em que seu negócio deveria estar prestando atenção
conforme chegamos ao fim de 2019?
O e-commerce no Brasil tem menos
de três décadas de existência, mas mostrou grande potencial de crescimento,
mesmo em tempos de crise. E para caminhar junto com a rápida velocidade de
crescimento do e-commerce, é preciso que sua loja esteja adiante da curva.
E-commerce – efeito Amazon
Considerado o primeiro e-commerce
dos Estados Unidos, a Amazon é um player gigante no mercado de e-commerce e
marketplaces. E se você tem uma loja, é importante que entenda o papel e a
importância da Amazon nesse mercado.
O sucesso deste marketplace
significa que você deve prestar atenção às estratégias que eles adotam. Há uma
boa chance de que se a Amazon faz algo, você deva fazer também. O nome que
deram para isso foi o Efeito Amazon.
Claro que do porte que é a
Amazon, as condições que eles oferecem vão ser melhores que as suas, porém, é
uma boa oportunidade de observar quais planos vão dar certo e valem a pena
serem adotados ou não são tão viáveis assim.
Outros efeitos
Falamos em Amazon, pois é um
grande player do mercado, porém, esse efeito pode ser aplicável a diversos
outros marketplaces ou mesmo e-commerces.
Não vá sair copiando todas e
quaisquer estratégias que o concorrente implementar. Afinal, o mais importante
é ficar de olho no seu público e como ele está reagindo a determinado fator.
Frete grátis, promoções, ofertas…
não podem simplesmente serem aplicados sem qualquer tipo de planejamento na sua
loja. Quem te garante que o concorrente não está perdendo dinheiro com as
promoções loucas? A dica principal aqui é ficar atento às tendências dos
grandes e, quando fizer sentido para o seu negócio, colocá-las em prática
também.
O uso do mobile vai aumentar
Se está acompanhando as pesquisas
sobre o uso do mobile no e-commerce, acredito que esse item não seja novidade
alguma.
Essa é uma tendência que podemos
dizer, com certeza, que vai se concretizar.
De acordo com a mais recente
pesquisa da Webshoppers, aproximadamente 43% dos pedidos são feitos via mobile.
Para os meus clientes da consultoria, esse número já ultrapassa os 50%.
Isso significa que futuramente,
cada vez mais pessoas vão realizar os seus pedidos via mobile. Estima-se que em
2020 mais de 70% das vendas dos e-commerces serão feitas via celular.
Pontos importantes
Dessa forma, não se esqueça de
dois pontos importantes:
• Deixar
seu site responsivo
• Desenvolver
um aplicativo
Para ter certeza que seu site
está otimizado para o mobile, a navegação deve ser intuitiva e o tempo de
carregamento das páginas, menor.
O celular pode ser seu melhor
amigo bem como pode ser seu pior inimigo, especialmente em compras compulsivas.
Afinal, se o cliente gasta tempo em navegação lenta ou sites não adaptados, o
consumidor pode cancelar a compra.
Descrições de produtos serão coisa
do passado
Outra previsão para o futuro do
e-commerce é que as descrições de produtos como conhecemos hoje se tornarão
obsoletas.
Desconsiderando o fator SEO e
pensando apenas na experiência do consumidor, a grande tendência é que os
vídeos tomem conta das descrições de produto.
Afinal, qual a grande finalidade
da descrição de produtos para o consumidor? Além de especificar medidas, cores
e materiais de fabricação, é a aplicação destes produtos na vida dos
consumidores.
Para um e-commerce de moda, por
exemplo, um vídeo se torna muito mais útil e interessante para a consumidora,
em questão de combinações e caimento da peça.
Vídeos
Nos vídeos, tenha certeza de
incluir tudo o que o consumidor precisa saber, isto é, como usar, porque o
consumidor precisa daquele produto e todos os detalhes que possam incentivar a
compra.
Não quer dizer que as descrições
escritas possam ser deixadas de lado. Afinal, ainda é uma grande ferramenta de
SEO e busca para o Google.
Além disso, supondo que o
consumidor não tenha tempo para assistir o vídeo, a leitura da descrição supre
essa necessidade e incentiva a venda.
Conclusão
O efeito Amazon é um dos grandes
indicadores de tendências para o futuro de e-commerce. O mobile commerce vai
ultrapassar as vendas por desktop e as tradicionais descrições de produtos se
tornarão obsoletas.
É importante observar o
comportamento do consumidor e se adaptar às novas tecnologias que surgem para
facilitar a vida do cliente. Se sua loja não estiver colaborando para facilitar
a vida, pode ter certeza que você será descartado da lista de sites visitados.
Faça pesquisas, mantenha-se
informado e acompanhe as transformações de perto para não ficar para trás.
Fazendo isso, sua loja terá uma chance muito maio de continuar competindo no
jogo do mercado de e-commerce.
(*) É especialista em e-commerce
e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário.
Fonte: Site ecommercebrasil.

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