A vida é uma dádiva de Deus.
Tem um conceito amplo e admite várias definições. Uma delas é você. Viver bem é
algo surpreendente, é estar feliz e produtivo a cada estágio alcançado. É levantar-se,
vencer. Saber claramente o que quer. É ter uma vida regada do bem comum. Viver
é um treino.
A música tem um poder em nossas vidas, esse que ao mesmo tempo cega o entendimento de muitos, influencia o pensar, o agir. Já canta o símbolo cervejeiro, o carioca humilde Jessé Gomes da Silva Filho, mais conhecido como Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu!”.
Imaginemos a vida sendo um rio e eu e você, caro leitor, dentro deste rio. O que seríamos perdendo o controle, o domínio? Sem nenhuma boia, sem caiaque, sem saber nadar? Isso em uma forte correnteza! Pois é, a vida é assim. Tem início, percurso e fim. Em alguns momentos vamos precisar de um trabalho em equipe, de um apoio, mesmo sabendo que haverá horas que as águas nos levarão ao fundo do rio. Em outros minutos precisaremos
A vida nos ensina e sábio é aquele que souber aproveitar e dar sentido a ela. Portanto precisamos ter foco, metas e objetivos, com a missão e visão claras. Você sabe a sua?
Para vivermos mais, vamos ter que, em alguns casos, nadar contra a correnteza. Assim demorará mais para chegarmos ao fim. Precisamos nos esforçar, aperfeiçoar as técnicas, ter boa resistência, superação e saber a hora de parar. Ver e ouvir os sinais naturais que nos levarão a entender cada momento, cada personagem que nos rodeia, seja bom ou não.
Sei que um dia esse rio irá desaguar no mar, mas estarei convicto de que fiz o melhor, que ajudei a muitos, que produzi bastante, que preservei a natureza. O mar para os que acreditam será o céu. Que contraditório não? Se o mar será o céu, então melhor deixar a vida levar, será mais rápida a chegada. Não! Vá sem muita pressa. É preciso aproveitar cada momento do percurso para contribuir, produzir. Seu lugar estará certo; agora cuidado para não morrer afogado! Portanto, não deixe a vida levá-lo, não seja escravo da vida. Tenha propósito, saiba o que quer e siga. Nade, não pare, mas seja um ser racional.
*Texto publicado originalmente na coluna Opinião do Jornal Correio da Paraíba em 26/12/2012

Que texto legal! Ao mesmo tempo leve e profundo. Uma reflexão interessante sobre a vida. Parabéns. Moema - Recife - Pernambuco
ResponderExcluirBom dia! Gostei muito do seu texto. Acho que se encaixa muito bem para esse momento de começo de um novo ano. Me levou a refletir sobre alguns aspectos importantes que muitas vezes deixo passar desapercebidos. Muito bom. Parabéns!
ResponderExcluir