Hoje podemos usufruir de várias tecnologias. Mais facilidades, rapidez, precisão e ainda há gente perdendo seu precioso tempo para assistir ao filme faz de conta! Precisamos evoluir também. Vamos nos mobilizar, o filme acabou. Acordemos! Saiamos da sala!
Com muita indignação vejo nos dias atuais imensas filas nas instituições bancárias. Certo dia, fiquei 1h5min na fila do banco que diz ser brasileiro. Então, onde está a lei que protege o consumidor? Quando exercemos nosso direito, até resolvem parcialmente, mas logo tudo volta, é o return do filme. Vou citar mais exemplos vergonhosos. Vá hoje mesmo a qualquer shopping ou a alguns postos de combustíveis, que verás o que as autoridades já sabem: reajustes constantes dos combustíveis. No cartão usam preços diferenciados, em espécie é cobrado um valor e para o vencimento do cartão outro, cometendo uma prática infrativa à portaria 118/94, do Ministério da Fazenda. Diferenciação só é permitida no caso de venda a prazo com a cobrança de juros, desde que o consumidor
seja informado corretamente sobre os valores embutidos no preço total. Podem até darem desconto na condição espécie, porém as formas de pagamento à vista, débito e crédito seguirão o mesmo desconto. Uma única parcela no cartão é considerada condição à vista.
Caro leitor, pesquise sempre antes de comprar. Cuidado para não comprar parcelado pensando que era o mesmo o preço de à vista, a loja pode até divulgar que seus preços estão “iguais”, mas será? Para saborear o filme com pipoca, muitos estabelecimentos comerciais estipulam valor mínimo para compra no cartão ou só parcelam a partir de tantos reais, práticas estas abusivas que ferem o Código de Defesa do Consumidor artigo 39, inciso V.
São várias as desculpas. Dizem: “tenho um custo por ter a máquina de cartão em meu estabelecimento, pago uma taxa às administradoras para cada venda”. Esquecem que a segurança para quem vende no cartão nem se compara a venda a cheque. Cartão é recebimento garantido. Ora, se esta máquina foi instalada para aquecer as vendas, porque o consumidor tem que pagar por isso? Venda no cartão é um diferencial competitivo, uma estratégia comercial. Na verdade, venda no cartão tem a taxa inclusa no valor do produto, em casos sem diferenciação de preços será interessante compra no cartão. Comprando em espécie, pagaria taxa de todo jeito! O que está em jogo é a cara de pau de cobrarem as diferenciações de forma explícita. Igualando preços, podem perder competitividade no mercado, a condição “à vista” poderá ficar com preço maior que o das lojas vizinhas. Não tem jeito, pague mais ou pesquise e compre em outro lugar! Este filme tem the end?
*Texto publicado originalmente na coluna Opinião do Jornal Correio da Paraíba em 12/03/2013
.jpg)
Boa tarde. Gosto muito dos seus textos. Muito esclarecedores. Sucesso!
ResponderExcluirRejane - João Pessoa/PB
Interessante como no dia a dia não nos apercebemos do quanto que somos lesados a cada lugar que chegamos. Excelente texto!
ResponderExcluir