Propósito do Blog

PROPÓSITO DO BLOG

Olá,
É com muito carinho que fiz este Blog. Desejo compartilhar com todos os visitantes diversos assuntos relacionados a vendas e conquistas. Pretendo trazer práticas diárias com total realidade dos fatos, para analisarmos e crescermos intelectualmente, para que nos dias posteriores venhamos melhorar e engrandecer nossos projetos profissionais e das instituições. Acredito que juntos vamos dar início a várias discussões e ideias relacionadas ao tema.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Crítica malfeita impacta 6 vezes mais que elogio

Aprenda a aproveitar as críticas para crescer na carreira.

Por Cibele Reschke*

A combinação de um feedback mal estruturado com a falta de preparo para recebê-lo pode ser desastrosa. É o que mostra um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, uma crítica malfeita tem impacto na carreira até seis vezes mais forte do que um elogio.

A consequência é que o funcionário passa a render menos. A revista VOCÊ S/A identificou as críticas mais frequentes para ajudá-lo a não deixar que uma boa oportunidade de crescimento se transforme em um momento de desmotivação.

“NÃO É CRIATIVO”

Como agir: As definições de criatividade variam e podem estar relacionadas à melhora de processos ou à capacidade de ter ideias inusitadas. Identifique o que o gestor quer dizer e veja se é possível mudar. Pessoas menos criativas podem se desenvolver com a troca de ideias com outros profissionais e buscando referências.

“NÃO BATE METAS”

Como agir: Faça uma análise de seu trabalho para verificar se o feedback é condizente com o que foi

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Um time de verdade

Se você deseja ter uma equipe de alto desempenho, prepare-se para lidar com a energia de pessoas inquietas e para ser muito exigido.

Por Eugênio Mussak*

Há equipes competentes e há equipes de alto desempenho. O que será que as do segundo tipo têm que as tornam diferentes de uma boa equipe? Bem se pudesse resumir, eu diria: elas têm paixão. “Com talento, ganhamos partidas. Com trabalho em equipe, paixão e inteligência, ganhamos campeonatos”. A frase é de Michel Jordan, lendário jogador de basquete americano. Está citado no livro Formando Equipes Vencedoras(Editora Best Seller), de Carlos Alberto Parreira.

Analisando mais de perto essa questão, percebemos que a paixão não existe por si só. Ela tem fontes reais, origens claras e consistentes. Podemos dizer que uma equipe, para desenvolver tal sentimento e atingir desempenho acima do esperado, precisa ter três qualidades essenciais:

Primeira: a equipe precisa de um objetivo bem definido. Uma meta que as pessoas consideram uma