Propósito do Blog

PROPÓSITO DO BLOG

Olá,
É com muito carinho que fiz este Blog. Desejo compartilhar com todos os visitantes diversos assuntos relacionados a vendas e conquistas. Pretendo trazer práticas diárias com total realidade dos fatos, para analisarmos e crescermos intelectualmente, para que nos dias posteriores venhamos melhorar e engrandecer nossos projetos profissionais e das instituições. Acredito que juntos vamos dar início a várias discussões e ideias relacionadas ao tema.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como vender mais


Perguntei a um profissional de vendas até aonde poderíamos crescer venda no mercado/cliente. 

Ele respondeu:

“Não tenho mais cadastro factível Heyson Mazayuki!”
(Anônimo).

Logo respondi: Ok, digo que até existir a última embalagem Stock Keeping Unit (SKU) do concorrente dentro de um ponto de venda seu, podemos sim tomar este espaço e crescer. 

Este profissional foi além e perguntou:

“Se eu conseguir então deixar meus clientes todos exclusivos, isto é, eliminar todos os SKUs dos concorrentes; ainda poderei crescer depois desse feito?”
(Anônimo).

Disse-lhe: Faça sempre ações em termos gerais que haverão de girar mais os produtos. Atrairão mais pessoas, novos consumidores para aquele perfil de consumo. Faça o diferente. Ainda poderá acontecer do ponto de venda

sábado, 24 de novembro de 2012

Tenha objetivo


Quem não sabe para onde quer ir está sem rumo, igual ao vento, indo por ir, mas digo-lhes que com certeza irás parar em algum lugar, só não posso te dizer qual! Então, aonde queres chegar? Ainda não sabes!

Tenho um amigo que trabalhava como supervisor de vendas. Ele ficava mudando de empresa buscando realizar algo que nem ele sabia precisamente. Certo dia ele chegou pra mim e disse: “eu pensava que o problema era nas empresas, mas, após muitos anos descobri que eu sou o problema. Vejo claramente que minha área é advocacia.” Muitas pessoas mudam de empresas e não de atitudes.

Faça agora mesmo uma lista, memorize, dê prioridades, foque, defina prazos e estratégias. Seu objetivo é o início da ação. Lembre-se sempre de comemorar as

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vendedor Felicidade


Ontem realizei rota perfil varejo na cidade de Salvador, Estado da Bahia. Saí com um vendedor inusitado. Na primeira visita logo fiquei sem entender o que estava acontecendo; isso porque nossos vendedores têm uma rotina básica de vendas, uma referência lógica, um padrão de atendimento. Mas, como esse vendedor nunca tinha visto igual. Totalmente inesperado, diferente, e mesmo assim, ele não deixava de fora as rotinas padrões. Confesso que fiquei esperando uma reação negativa dos clientes pela forma que ele entrava nos pontos de venda. Ao contrário, vi um relacionamento, uma consideração e respeito fora

sábado, 6 de outubro de 2012

Venda ilícita*


O comércio move o mundo. Há uma relação social ao comprar, vender, trocar, negociar.  Algumas pessoas tiram proveito e vantagem sem se preocupar com a outra parte. A uma pessoa que joga muito futebol, chamamos de craque, nome brilhante que se contradiz com o crack, a droga que está sendo comercializada, eliminando os jovens, destruindo as famílias, lotando os presídios e enriquecendo os traficantes, que na verdade parecem estar ricos. Mas tudo não passa de uma ilusão. Estão mais pobres ao perderem a liberdade, ou será engano meu? Será que somos nós, cidadãos do bem, que estamos presos?

Infelizmente, autoridades ainda têm projetos de lei para legalizarem a maconha! Parece mentira. Usam argumentos fundados em arrecadação de impostos. Dizem que se a bebida alcoólica e o cigarro são liberados, por que não a erva maldita? Como diz o jornalista Boris Casoy: “isso é uma vergonha!” Falam que a maconha traz menos estrago para saúde. Tentam desvirtuar a sabedoria. Será que só é questão saúde? Claro que não. Óbvio que o álcool e o cigarro muitas vezes são a porta de entrada para outras drogas, ou para o

domingo, 16 de setembro de 2012

Rogério Caldas

Tive o prazer de conhecer um dos maiores estudiosos do comportamento humano. Falo do surpreendente, inesperado e impactante, senhor Rogério Caldas. Diferente de muitos que já conheci. Autor dos best-sellers "A Vida é um Combate, Sucesso é Dor", "A Emoção Vende!", "Atendimento-Show!" e "A Era do Vendedor Psicólogo!". Seus quatro livros juntos somam quase 2 milhões de exemplares vendidos.

O Rogério Caldas com um pouco de humor, alegria e muita vibração, emoção; dá exemplos de diversas conquistas. Suas frases às vezes duras, mas sinceras e necessárias; nos deixa bem claro que hoje para superarmos e vencermos neste mercado tão competitivo, precisamos sempre dá um show no palco da vida, sua empresa. Seus clientes seriam os convidados para o espetáculo e o vendedor o ator. Para isso temos que ter planejamento, domínio do assunto, habilidades, simpatia, brilho nos olhos, estratégias e o melhor, o coração batendo. Então digo-lhes, seja um apaixonado pelo que faz, focado no seu objetivo, antes que o espetáculo acabe, e nada deixe de legado. Nos dias atuais precisamos fazer a diferença, sair do mediano.

"Os apaixonados são motivados, e os motivados são apaixonados".
(Rogério Caldas)
"Uma empresa nada mais é do que a soma total dos atendimentos prestados por todos os seus funcionários".
(Rogério Caldas)

sábado, 1 de setembro de 2012

Não mate o leão*

O leão lembra um guerreiro forte e poderoso. É exímio caçador, apelidado de “rei dos animais”, conhecido por usar táticas de emboscadas e de ação. Hoje em dia o leão é um símbolo usado em várias ocasiões. Ele é mascote de diversos times de futebol; vemos passagens bíblicas em que o “Leão da Tribo de Judá” é o Messias; escutamos muito a frase: “vamos prestar contas com o leão do imposto de renda!”.

Há muitos anos trabalho com vendas, liderando equipes comerciais, com a missão de servir com excelência nossos clientes internos e externos, para desta forma atingirmos níveis satisfatórios de faturamento, tanto para as instituições quanto

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sertão 361*

Desertão, nome usado durante a colonização do Brasil pelos portugueses e que, com o tempo, passou a ser chamado sertão. No sertão, vivi meus primeiros anos de vida, no clima tropical semiárido.

Em uma viagem recente, pude amenizar saudades. Percebi que pouco mudou. Infelizmente presenciei a seca que castiga o sertanejo há muito tempo. Desde pequeno que ouço falar da seca, das chuvas, dos projetos políticos e pouco avançou.

Terras rachadas, antes açudes; plantios comprometidos, aguardando a transposição do velho Chico; ossos dos gados ao chão, esperando o faminto cão de guarda roê-los e o leite das crianças, quando tem, vira água, ou melhor, que água?

Algo avançou. O homem do campo hoje está substituindo por motocicletas o querido animal conhecido como jumento cuja  carne é tão desejada pelos chineses. Com esse avanço esses animais de baixo valor

domingo, 22 de julho de 2012

A força da mulher*

Brasil de vários costumes, crenças e rico em cultura. Cada estado com características, ritmos e economias diferentes. Lutamos e falamos bastante em defesa das mulheres e dos direitos iguais. A imagem de fragilidade e submissão sempre esteve associada à mulher. Vemos preconceitos no trabalho, nos lares, na vida em sociedade. Elas lutam até hoje por seus ideais. Têm a mesma competência dos homens. Ou não? Acho que sim. Nossas mulheres a cada dia conquistam a posição que realmente merecem. Vejamos o exemplo da nossa presidenta Dilma Housseff.

O que não dá para entender é como a bela música de Humberto Teixeira, interpretada

domingo, 8 de julho de 2012

Vender é muito mais

Entre vários conceitos do que é vender, digo que vender é mais que uma aceitação, troca. Não é só uma questão financeira, mas uma conquista prazerosa por ambas as partes. Sentimento de um bom negócio. Sendo assim, duradouro.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Só mais um momento*

Um dos serviços úteis nos dias atuais é o telemarketing. Muitas empresas falam em atender bem o cliente, vender produtos e serviços com excelência, acreditando que desta forma conquistarão mais clientes podendo até fidelizá- los. Infelizmente hoje, o cliente que precisar desse serviço poderá passar por uma verdadeira tortura, por empresas que dizem ser diferentes. O que me deixa mais indignado é o telemarketing receptivo. Que bom deveria ser este atendimento. Já pensaram que legal o cliente ligar para uma empresa! As empresas deveriam ver isto como algo fantástico.

Você já precisou de um telemarketing? Como foi sua experiência? Na verdade, muitos atendentes têm a voz meiga, mas em contra partida, demoram muito; ouvimos muita música, a ligação passa para outro setor, depois para outro, cai o sinal; de repente, o sistema fica fora do ar entre outros problemas. Às vezes temos que chegar ao ponto de solicitar

sábado, 12 de maio de 2012

A escolha é sua*

Todos os dias precisamos escolher algo: o que comer, o que vestir, em quem votar, o que comprar, o que vender, onde estudar, o que estudar , com quem andar, com quem casar, onde morar, entre outros.  Na verdade, quando você escolhe alguma dessas opções, trata-se da escolha da sua vida. Dê atenção e valor a suas escolhas, por mais que às vezes pareçam simples. Saiba que tudo tem o tempo certo. Só precisamos estar atentos e conscientes para acertarmos nas nossas ações.

Fazemos a escolha e a escolha nos fará. A escolha dirá como será nosso presente e futuro, deixando marcas para o passado, sejam elas boas ou ruins. O ato de escolher é uma ação que nos move ao nosso destino.

Cada pessoa escolhe aquilo que quer ser, que quer fazer. Para isso precisamos ter controle dos desejos e impulsos que, às vezes, nos

sábado, 21 de abril de 2012

Os piratas*

A pirataria no Brasil a cada dia evolui. No comércio estes produtos estão aos nossos olhos, próximo das autoridades e dos que dizem ser moralistas. Temos bolsas femininas que dão glamour e status. Vemos produtos eletrônicos, camisas de times, até CDs e DVDs, que chegaram ao ponto de serem comercializados dentro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo onde já havia deputados com perfil cliente fidelidade, vip, preferencial. 

O Brasil está mesmo com um olho fechado; muitas pessoas também. Isso é a forma que cada um tem de buscar vantagens pessoais, esquecendo-se das leis, do próximo e das empresas que trabalham legalmente. Nada disso interessa para muitos. O que vale é que os desejos e fantasias sejam

sábado, 31 de março de 2012

Ladrão de sonhos*


Brasil, terra de cabra macho, feriados, carnaval, gente alegre, copa do mundo, Amazônia e ao mesmo tempo, terra de um povo carente. Vejo todos os dias como as pessoas buscam e têm sede de justiça e felicidade. Almejam de uma forma ou de outra alcançarem seus ideais, que muitas vezes são interrompidos por ladrões de sonhos. Falo dos usurpadores do dinheiro público, dos falsos profetas que falam da esperança e da cura divina.

Vejo também em muitas empresas colegas de trabalho que tentam enterrar seus companheiros e crescer por meios sujos. Somos enganados o tempo todo por essas pessoas oportunistas. Até mesmo no comércio, quantas vezes não fomos iludidos ao conversar com um vendedor. Ele nos vende algo maravilhoso e, na verdade, era tudo mentira. Que

domingo, 11 de março de 2012

Vendendo o desconhecido

Muitos dizem: só consigo vender o que conheço. Será que essa afirmação é verdadeira? Tenho a certeza que não, pois conseguimos sim vender o que não conhecemos. Vender não necessariamente quer dizer que precisamos ter domínio daquele produto; pode-se vender falando algo que não tenha nada haver, mesmo que depois tenhamos problemas, isso vai depender de quem está do outro lado da negociação, basta ter o poder de persuasão, habilidade, argumentação, criatividade, ideias, segurança entre outros fatores, mas, só funcionará se o comprador for leigo no assunto, se não tiver nenhum conceito formado do determinado produto ou serviço. Então podemos dizer que a preparação, o conhecimento do produto são importantíssimos, pois precisamos fazer a diferença e estarmos prontos para atender e vender a qualquer nível de comprador, com muita ética e muito profissionalismo; afinal, só sobreviverá neste mercado competitivo os justos e competentes, que trabalham com excelência focados no sucesso de todos na cadeia econômica, social.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Como você vê as oportunidades?

Cada um de nós enxergamos as oportunidades de forma diferente. Muitas vezes as soluções e resultados estão bem na nossa frente, sem muita dificuldade, mas, o que fará a grande diferença é a nossa visão, de como vamos estar diante dos obstáculos e desafios. Muitos não gostam de pensar, reclamam mais, querem tudo pronto, que alguém pense e faça em seu lugar.   

Vamos fazer um teste. Logo abaixo terá a resposta que eu encontrei; por favor só veja a resposta após você tentar visualizar; talvez a sua resposta seja diferente da minha.
Quantos quadrados você vê abaixo?


O segredo: olhar aquilo que todo mundo olha e ver o que ninguém vê. Olhar o que ninguém olha e ver o que ninguém vê.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Pós-Venda

Pós-venda tem que passar para o cliente sentimento de preocupação, valorização, respeito, parceria e confiança; não de um fiscal, detetive. Ao mostrarmos a valorização empresa cliente, esse fim será mágico. Hoje esse trabalho é um diferencial quando bem executado.

FOCO: Dar suporte para mantermos todos satisfeitos e fidelizados.
O PÓS-VENDA NA VERDADE É O PRÉ DA PRÓXIMA VENDA!

sábado, 14 de janeiro de 2012

O Sucesso

O Sucesso depende do que realmente você almeja, quer pouco terás pouco, quer muito terás muito. Então se planeje e trabalhe focado nas metas e objetivos. Acredite que o mundo é dos otimistas de atitudes.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ministro da Fazenda Guido Mantega - UMA FALSA VERDADE

Existem muitas frases que são ditas como verdade, mas, vamos analisar sabiamente: quem já viu uma coisa melhorar mais e estragar? Se melhorar gente, melhora mais ainda. Sempre vejo essa frase dentre outras todos os dias em jornais e revistas. Vejam no link abaixo o que disse o ministro da Fazenda Guido Mantega.
Veja na Exame.com